sexta-feira, 18 de julho de 2008

Específico Pessoa




Picada de cobra? Esporada de arraia? Envenenamento por setas de índios? Resposta: Específico Pessoa. Sim, é isso mesmo. Isso é de verdade, não é montagem. Foi comprado na cidade de Porto União (Santa Catarina), como recomendação para tratamento de picadas de insetos.


A medicina pré-moderna ainda resiste no Brasil. Os medicamentos "específicos" foram mencionados, inclusive, por Machado de Assis em Dom Casmurro. Hoje, no império da alopatia e dos medicamentos Blockbusters, ainda é possível encontrar esses Bálsamos de Ferrabrás.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Teorias (Im)prováveis



Todos temos teorias altamente plausíveis, mas que não podem ser totalmente provadas. Eu mesmo já criei algumas. Uma que não me abandona é acerca do Cid Moreira. Ele e sua voz tonitruante imperaram no Jornal Nacional por décadas. Já bastante surrado pelo tempo, acabou por apresentar quadros meia-boca no Fanático, como o do pasmoso Mr. M. Mas, reparem: ultimamente, o Cidão parou de aparecer! Só sua voz ribomba no Fantástico. Nunca mais sua imagem.

Eis a teoria: Cid Moreira já morreu! Na verdade, antes de morrer, ele gravou todos os Salmos e todas as palavras do Houaiss. A Globo mantém, então, sua voz em arquivo digital, que pode pronunciar qualquer coisa!!! Vejam como a pronúncia de “É Fantááááásticouuu”é sempre a mesma!

Possível? Muito. Mas difícil de demonstrar.